terça-feira, 3 de agosto de 2010

Esquerda e direita hoje

Como eu vejo hoje a situação política no Brasil.
Resumindo, nós temos basicamente duas posições : esquerda e direita.
Quem é esquerda e quem é direita ?
Estas duas posições se consolidaram nas duas últimas décadas e acabaram tomando estas posições pela atuação dos partidos em luta pelo poder

DIREITA: são os grupos que defendem interesses políticos ligados aos neoliberais e alinhados incondicionalmente aos interesses americanos (tanto na economia quanto na política externa). O mercado resolve tudo e o Estado deve ser mínimo e deve dar liberdade total à atuação das empresas estrangeiras (grandes corporações multinacionais). São os que antigamente eram denominados "entreguistas" da UDN de Carlos Lacerda: os que fizeram oposição à Getúlio Vargas e à JK.

ESQUERDA: são os grupos que defendem interesses políticos mais populares e em defesa dos interesses nacionais (tanto na economia quanto na política). Defendem a ascensão da população mais pobre à condição de classes médias, com programas de distribuição de renda,melhoria das condições de vida, redução da pobreza e o aumento do poder aquisitivo das classes menos favorecidas. Isto significa aumento do mercado interno e aumento da cidadania dos brasileiro; enfim, a emancipação do povo brasileiro. Tudo isso seria conseguido com a valorização das empresas brasileiras (tanto privadas quanto estatais) e com o crescimento destas em todos os níveis, adquirindo competitividade nacional e internacional. São os que antigamente eram chamados de "nacionalistas" ligados ao PTB de Getúlio Vargas e os partidos de esquerda. Mas que hoje possuem uma visão mais atualizada da esquerda, no sentido mais democrático, de participação popular e de desenvolvimento econômico e social. Eram também chamados de "desenvolvimentistas" porque pregavam desenvolvimento econômico com distribuição de renda. Pra mim, o homem de visão desta corrente, cujo pensamento ainda sobrevive até hoje foi e continua sendo Celso Furtado; o mais brilhante economista brasileiro de todos os tempos.

Definindo resumidamente os dois troncos principais das correntes políticas atuais, fica fácil saber quem participa de cada uma delas:
DIREITA: PSDB, DEM, PPS, alguns nanicos e parte do PMDB.
ESQUERDA: PT, PSB, PCdoB, alguns nanicos e parte do PMDB.

Assim, só nos resta duas opções, como tem sido os conflitos políticos brasileiros desde o século XX, "entreguistas" e "nacionalistas". Os entreguistas não acreditam no Brasil, acham que o país tem que continuar sendo subjugado pelos interesses imperialistas, porque não somos capazes de desenvolver por conta própria. Temos que continuar dependentes de uma elite associada ao capital estrangeiro, tipo TV Globo, O Globo, Folha de São Paulo, Estadão e outros da grande imprensa tradicional brasileira que sempre foi ligada à estes interesses. Nossa grande imprensa na verdade representa este partido, pois representa a própria DIREITA.
Os "nacionalistas" ainda acreditam no país, tentam valorizar o que é nosso, nossa cultura, nossas empresas e buscam um projeto de independência em relação aos interesses imperialistas. Querem autonomia e desenvolvimento, acreditam que o Brasil pode se tornar uma grande potência, desenvolvendo seus próprios recursos, seus próprios talentos, sua própria tecnologia; pois se continuarmos neste ritmo, conseguiremos superar as amarras do subdesenvolvimento e nos tornaremos um país desenvolvido e respeitado no concerto entre as nações.
A escolha parece ser muito fácil, mas temos que perceber o que está por trás das reais intenções dos grupos políticos. Muitos deles são mentirosos, são lobo em pele de cordeiro; enganam para conquistar o poder. Quem quer o desenvolvimento do país sabe a quem escolher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário