quarta-feira, 21 de maio de 2025

O CAPITALISMO PODE ACABAR COM O PLANETA EM UMA DÉCADA

 O CAPITALISMO PODE PROVOCAR UM IMINENTE DESASTRE ECOLÓGICO EM POUCO TEMPO.  

No livro do Prof. Luiz Marques, da UNICAMP, baseados em dados científicos, chamado "O Decênio Decisivo", o professor afirma que no ritmo atual, o sistema capitalista pode acabar com a vida no planeta Terra em pouco mais de uma década.  

O livro é citado por Rita von Hunt, em seu post CAPITALISMO SEM MÁSCARA, cujo endereço no youtube é   https://www.youtube.com/watch?v=3wPK89c9JgE.    

No post Rita cita constantemente Raymond Williams que escreveu sobre as possibilidades do socialismo de evitar os desastres capitalistas.  Ele aconselha que devemos distinguir dois tipos de políticas sociais do sistema para torná-los bastante claros : POLITICAS DE MORTE e POLÍTICAS DE VIDA.   No primeiro se analisa como certas políticas neoliberais leva à morte das pessoas, tais como poluição, permitir agrotóxicos, permitir violência no campo, estimular concentração de renda e desemprego, permitir discriminação   contra mulheres, negros, índios , permitir diferenças de renda entre pessoas de gêneros diferentes,  etc.  Já as POLÍTICAS DE VIDA, são ao contrário,  politicas que permitem o bem estar social das pessoas e punem as discriminações entre elas,  induzindo à melhorias na qualidade de vida entre as pessoas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário