quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PT perdeu capacidade de reagir

Leitor Euler: PT perdeu capacidade de reagir

publicado em 12 de dezembro de 2012 às 0:54 n
Em comentário no site  Viomundo.com.br

Ao que parece, de tão golpeado, o PT perdeu a capacidade de lutar e de reagir aos ataques da direita. Uma nota de repúdio, apenas, é algo ridículo diante do que tem sido vítima diariamente. Se o PT não reagir à altura (ou à baixeza dos inimigos), será melhor pedir perdão aos brasileiros e entregar o governo.

É inaceitável, nestes 10 anos de governo federal, que o PT não tenha conseguido uma mídia de grande alcance para se defender. Poderia incentivar um grupo de jornalistas independentes, em cooperativa, a adquirir uma TV nacional, rádios e jornais regionais, com o patrocínio de bancos e empresas estatais. Até o bispo Macedo conseguiu montar uma máquina midiática nacional para se defender dos ataques da Globo; só o PT leva cacete dia e noite e permanece incapaz de reagir.
O PT não consegue sensibilizar e mobilizar a militância e nem tampouco os aliados, mesmo os fisiológicos, que disputam cargos no governo, mas se abstêm de defender as lideranças e o governo federal.
Ora, o que está em jogo, por parte da mídia dos tucanos (Globo, Folha, Veja, Estadão, jornais e rádios regionais) e do STF majoritariamente tucano (apesar ter sido indicado majoritariamente pelos governos petistas) é a destruição da imagem do principal líder do PT, do próprio PT e do governo Dilma. Uma coisa é a crítica à esquerda ao governo do PT, por não ter tido a coragem de enfrentar as elites em questões fundamentais, como: reforma agrária, investimento na Educação básica, monopólio da mídia, juros da dívida interna, etc; outra coisa é esse agressivo ataque moralista da direita udenista. Até quando o PT vai engolir isso sem esboçar uma reação que mereça o respeito da maioria dos brasileiros?
Pode ser que essa incapacidade de combate se deva à inexistência de quadros políticos capazes de conduzir este enfrentamento com a direita. Algumas das principais lideranças do PT foram feridas de morte com o processo do mensalão. O partido foi tomado em grande parte por oportunistas que sabem apenas defender os seus interesses pessoais e dos grupos que os apoiam eleitoralmente.
O principal líder do partido está sendo diariamente massacrado pela mídia, inclusive em assuntos pessoais. E a presidenta Dilma talvez tenha se dado conta de que não conta com uma força política capaz de defender seu governo, e com isso tenta, em vão, salvar-se com uma certa distância dos fatos. Mas é claro que ela está na mira da direita, que já se prepara para golpeá-la, como agora fazem com Lula e outras lideranças.
Ao aceitar jogar o jogo da direita fazendo todas as concessões, o PT se tornou muito igual aos partidos das elites; e o que ganhou em votos para eleger prefeitos e presidentes, parece ter perdido em apoio social dos movimentos organizados. Hoje, quem defende o governo federal são alguns poucos jornalistas independentes, através da Internet. Os sindicatos e centrais sindicais, ao agirem como autarquias do governo, perderam credibilidade e não conseguem mobilizar os trabalhadores em defesa do governo federal – que por sua vez, não consegue discutir um projeto de política social mais radical, capaz de empolgar os movimentos sociais.
Neste dramático quadro, se a economia declinar, a direita terá condições de derrotar o governo do PT. O que representará um enorme retrocesso para a maioria da população. Não pelo fim em si do governo petista, que muito deixa a desejar, mas pelo retorno das piores forças do atraso ao governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário