quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Oposição ganha Sindipa pela primeira vez

Chapa 2 vence eleições do Sindipa

Obs: O Plox deveria acrescentar, "pela primeira vez na história do Sindipa, uma chapa de oposição à Usiminas ganha eleição. Nos anos 80 Chico Ferramenta ganhou e não levou".

”Um momento histórico”. Assim está sendo definida pelos militantes, a vitória da Chapa 2 para a direção do Sindipa - Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga. O resultado começou a ser comemorado na noite dessa quarta-feira (16) em frente à sede da instituição no bairro Bom Retiro. A avenida Fernando de Noronha foi interditada pela Polícia Militar, que mobilizou um grande contingente para assegurar a ordem durante a apuração que se encerrou por volta das 22h.

O candidato da chapa 2, Hélio Madaleno,  foi eleito com 2.897 votos. O representante da Chapa 1,  Francisco Cirilo, obteve 2.777 votos. 50 sindicalizados votaram em branco e 82 anularam o voto. Ao todo, 5.806 trabalhadores participaram.
A sindicalista, dirigente da Intersindical, Ana Paula Rosa de Simone, conversou com a reportagem do PLOX e disse que o momento é histórico por que após algumas décadas à frente da instituição, o atual presidente Luiz Carlos Miranda foi derrotado.

Obs: este presidente pelego chamado Luiz Carlos Miranda, nunca fez uma greve, nunca fez oposição à Usiminas, sempre aceitou tudo dela, às vezes fingia que fazia oposição Como não pode concorrer desta vez, a desculpa é que está indo para a direção estadual da Fôrça Sindical ; aliás Farça Sindical.







Ana Paula disparou várias críticas à atuação de Miranda, que ela qualificou de “nefasta”. Para ela, este é mesmo um momento histórico. “Ele fez uma gestão só para atender aos seus próprios interesses e aos interesses da Usiminas. Tanto é isso, que ele e mais 11 diretores não puderam concorrer a esta eleição e a nenhuma outra eleição, não só em Ipatinga, mas no país inteiro” afirmou.
Nitidamente emocionado, o presidente eleito também conversou com a reportagem do Plox e disse que o “sindicato agora passará a defender o trabalhador” e as decisões da instituição passarão sempre pelo grupo.

Helio Madeleno também disse que durante a gestão de Luiz Carlos Miranda, muitos trabalhadores se desligaram do sindicato, mas que agora seu grupo fará um trabalho para trazer de volta essas pessoas. “O sindicato precisa ser comprometido com o trabalhador para ser respeitado e será isso que iremos fazer”, assegurou.
Para José Gonçalves Ribeiro, representante da CUT – Central Única dos Trabalhadores, a união desta com a Intersindical facilitou a condução desta vitória. Ele também destacou a atuação do Ministério Público que, para ele passou credibilidade ao processo eleitoral encorajando os opositores de Miranda e defensores da chapa 2 que viessem votar , pois, seus votos seriam respeitados e contabilizados em uma eleição “sem fraudes e distorções”.

“Temos agora que colocar esse sindicato realmente à serviço dos trabalhadores que lutam  há vários anos por isso, mas os pelegos não deixa”, disse.

A reportagem do Plox tentou entrar na instituição, mas foi impedida. Não conseguimos falar com o atual presidente Luiz Carlos Miranda e nem com os representantes da chapa 1.
Membros da chapa 2 - presidente: Hélio Madaleno Pinto
João Gabriel de Melo Silva
Domingos José Ferreira
Antônio Pereira Leão
Alexandre Batista Ferreira
Gláucio André Silveira Reis
João Vitor Pereira Ribeiro
Geraldo Magela Duarte
Fabrício Silva Reis
Nelson Messias Fernandes
Edio Rodrigues Ferreira
Josias Atil Lemos
Carlos Fortunado dos Santos
Fernando Silva de Castro
Arildo Ferreira
Marcelo Eugênio Pitombo
Jeferson Garcia de Oliveira Silveira
Mauro Lucio Martins
José Geraldo Teles
Sérgio Nazareno
Eduardo Torres de Lima
Robson Damião Gonçalves Ferreira
Celso Anatólio Viana
Gilmar Almeida Lopes
Gervani Rodrigues Barbosa;
Waldison Camilo Alves
Geraldo Lourenço Moreira
Paulo César de Sousa
Roberto Gomes Ferreira
Sebastião Bento da Silva
Cristian Rodrigues de Oliveira
Carlos Antonio Laureano

Nenhum comentário:

Postar um comentário