domingo, 7 de maio de 2023

MUNDO MULTIPOLAR PROMOVE O SOCIALISMO

 

MUNDO MULTIPOLAR  PROMOVE O SOCIALISMO

A vitória do socialismo no século XXI: realidade e esperança

Justiça Abdinov.  Editor-chefe do jornal online "Kommunist"

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O mundo está mudando diante de nossos olhos. Dificilmente alguém negaria que o capitalismo está em profunda crise. Nos países do "bilhão de ouro" que estão tentando "se manter à tona" e não podem fornecer ao mundo uma alternativa razoável, o capitalismo está se transformando cada vez mais em uma forma sinistra de fascismo, ameaçando o mundo inteiro com um colapso nuclear.

O Ocidente destrói imperceptivelmente, ou pelo menos tenta, tudo o que se interpõe no caminho de sua hegemonia mundial. Nos últimos cem anos, não apenas os Estados Unidos, o mundo ocidental participaram de mais de duzentos conflitos armados e guerras locais em suas regiões. Entre elas, a sangrenta Guerra da Coréia no Leste Asiático (1950-1953), a Guerra do Vietnã no Sudeste Asiático (1964-1972), a Tempestade no Deserto em 1991 (com os aliados),  a Guerra do Iraque, a agressão contra a Iugoslávia em 1992.  O líder iraquiano Saddam Para derrubar Hussein, ele usou a guerra "Choque e Medo" (2003), a destruição da Líbia (por aliados europeus), ações agressivas na Síria, Afeganistão, etc. pode ser mostrado. O capitalismo se esforça com uma paixão maníaca para "alcançar uma superioridade militar incomparável"

O capitalismo, envolto no manto perfurado do globalismo, afirma-se através das comunicações globais, da economia mundial e da interdependência ecológica universal. A globalização ou neoliberalismo ignora completamente a soberania nacional e as fronteiras nacionais. As corporações transnacionais, como a vanguarda do neoliberalismo, não reconhecem fronteiras políticas, tradições e culturas nacionais. Esses processos são amplos, os povos do planeta estão envolvidos nos processos contraditórios criados pela globalização e seus ideólogos-apologistas que tentam subjugá-los aos seus interesses.

 

F. Engels explicou a essência do que aconteceu há muitos anos em sua obra "Anti-Dühring": "A compreensão materialista da história vem da posição de que a produção e a troca de seus produtos após a produção formam a base de qualquer sistema social; Em todas as sociedades que aparecem na história, a distribuição dos produtos, e com ela a divisão da sociedade em classes ou estamentos, é determinada pelo que e como as coisas são produzidas e como esses produtos da produção são trocados. Assim, as causas últimas de todas as mudanças sociais e convulsões políticas devem ser buscadas não nas mentes dos homens, em sua maior compreensão da verdade e da justiça eternas, mas na mudança no modo de produção e troca; eles devem ser buscados não na filosofia, mas na economia do período relevante".

Portanto, quaisquer ideias artificiais que sejam contrárias ao desenvolvimento objetivo da sociedade serão inevitavelmente derrotadas. A globalização na forma proposta pelo Ocidente é incapaz de resolver a contradição fundamental do capitalismo - o conflito antagônico e irreconciliável entre trabalho e capital.

A definição correta deste problema é de importância teórica e prática. As pessoas enfrentam vários problemas todos os dias, cuja solução requer tempo, recursos e dinheiro. Para que a sociedade hoje supere esses problemas, é necessário retornar ao pensamento marxista, materialista e adequado à situação atual. Esse tipo de pensamento deve devolver a capacidade de abranger os vários aspectos de uma realidade multi componente, dialética e mutável. Para encontrar uma resposta bem-sucedida aos desafios emergentes da civilização moderna, é necessário um alto nível de autoconsciência, desenvolvimento intelectual suficiente e sua capacidade de influenciar a melhoria dos processos sociais.

Esta abordagem permitirá avaliar as decisões econômicas tomadas e implementadas do ponto de vista da prática social, avaliar as opções e os resultados das decisões com base no desenvolvimento teórico e prático da filosofia, sociologia, ciência política, economia e outras disciplinas , e resolver problemas práticos.

A sociedade do século XXI caracteriza-se, por um lado, pela rápida complexidade da vida sociocultural e, por outro, pela fragmentação cada vez mais evidente da existência humana. As mudanças mais importantes do século 20 não afetaram a tecnologia ou os princípios econômicos, mas as atitudes e os estereótipos de comportamento das pessoas. Novos problemas, doenças anteriormente desconhecidas e inesperadas, desastres naturais, crises socioeconômicas - tudo isso não garante segurança para uma pessoa moderna, não traz confiança suficiente no futuro para sua vida. O homem deixa de se sentir dono e criador das condições externas de sua existência. Além da pobreza e da opressão, a confiança foi substituída por um sentimento de impotência, um desejo de fugir da realidade, um estado de profunda incerteza e confusão. Em primeiro lugar, uma pessoa deve sempre correr riscos, deve se adaptar às novas condições, buscar respostas para os complexos desafios da realidade. Nas condições modernas, a principal tarefa de uma pessoa muitas vezes se torna o problema da sobrevivência. Os métodos tradicionais de atividade desenvolvidos durante o período soviético e durante o socialismo estão perdendo sua eficácia hoje.

O modelo soviético da estrutura social da sociedade era tanto uma estratégia quanto um fenômeno global. Sua história foi parte importante do processo de globalização no século XX. Como os eventos dos últimos anos mostraram, não apenas a parte pós-comunista do mundo, mas a situação no mundo como um todo foi moldada pela experiência soviética, e seus resultados têm um impacto de longo prazo sobre ela hoje. Idéias humanísticas e democráticas da globalização soviética - compromisso com a democracia, amizade e paz entre os povos, respeito por sua cultura e tradições nacionais, língua, soberania do estado, enriquecendo-se mutuamente com todas as conquistas, assistência mútua para a melhoria da sociedade - esses são os princípios básicos princípios do socialismo sobre os quais a globalização soviética foi construída, a lista completa está muito longe. Socialismo é a ausência de exploração, opressão e coerção, É um conceito formado como um ensinamento para criar uma sociedade justa na qual todos trabalhem livremente para o bem-estar da sociedade e todos os benefícios da sociedade necessários para a vida sejam públicos. Havia leis que garantiam não apenas o direito de todos trabalharem, mas também qual era o salário de todos. Tudo isso foi naturalmente percebido como uma forma de meio social, cuja implementação permitiu a transformação de um país de população analfabeta, pobre, atrasada e devastada em um estado poderoso com indústria, agricultura e ciência desenvolvidas, o que possibilitou a todo complexo social resolveu os problemas em um curto período histórico. A alternativa à globalização capitalista de hoje, que está degenerando em fascismo total, é o renascimento desses princípios básicos.

 

Mas é possível nas condições atuais e, em caso afirmativo, em que medida? As formas capitalistas de governo podem coexistir com os princípios socialistas e vice-versa? Se o "socialismo real" esgotou suas perspectivas de desenvolvimento, isso significa que o socialismo como teoria e ideologia permaneceu no passado e só pode ser associado ao passado?

Vamos relembrar os clássicos. Comecemos com o fato de que, na segunda metade do século XIX, Karl Marx desenvolveu uma teoria detalhada sobre o comunismo e o socialismo. A teoria marxista tem evoluído constantemente desde o seu início. As ideias de K. Marx encontraram aplicação prática e se tornaram a base das ideologias de muitos países socialistas.

O que os clássicos enriqueceram o conteúdo do conceito de "socialismo"?

É uma organização da sociedade em que a classe dominante é a classe trabalhadora, ou seja, o estado da ditadura do proletariado, tendo como protagonista a vanguarda dessa classe, o Partido Comunista. A importância desta disposição é provada pela conclusão de F. Engels de que a ditadura do proletariado é "a única porta para a nova sociedade" . Ao mesmo tempo, o reconhecimento do papel dirigente da classe trabalhadora em todas as fases das mudanças revolucionárias e a necessidade da união da classe trabalhadora com os camponeses trabalhadores e intelectuais trabalhadores são condições importantes.

O poder do estado é estruturado de tal forma que apenas os trabalhadores, exceto os exploradores, os camponeses trabalhadores organizam organizações de massa - sovietes, e todo o poder do estado passa para as mãos desses sovietes. O marxismo-leninismo é reconhecido como o único ensinamento científico sobre formações socioeconômicas e luta de classes, sobre o desenvolvimento e formação da sociedade humana.

 

Para eliminar a exploração do homem pelo homem, a propriedade privada deve ser abolida. A economia nacional unificada é baseada em uma economia planejada centralmente.

Sob o socialismo, todos os direitos humanos democráticos, incluindo trabalho e salários decentes, são garantidos. O princípio básico do socialismo é implementado: "De cada um de acordo com sua capacidade, a cada um de acordo com seu trabalho."

Com base na análise do movimento comunista e trabalhista do mundo moderno, é improvável que essas disposições básicas do socialismo sejam totalmente implementadas no século XXI. Em primeiro lugar, porque, infelizmente, nenhum dos principais partidos comunistas, que hoje se propõem a chegar ao poder e instaurar uma ditadura do proletariado com toda a consequente reforma das disposições básicas da sociedade e das suas superestruturas a caminho da socialismo e comunismo, atendem às demandas dos partidos revolucionários, inclusive é impossível mencionar o nome do Partido Comunista do Azerbaijão. . Muitos partidos comunistas sucumbiram ao bacilo oportunista da social-democracia, desviaram os trabalhadores da possibilidade de chegar ao poder por meio de processos democráticos de sufrágio e, como Marx chamou, " cretinismo parlamentar".desapareceu com Essa posição dos comunistas se manifesta quase exclusivamente no movimento operário, que faz reivindicações econômicas para melhorar a condição material dos trabalhadores.

 

Então, o socialismo pode existir no século 20? Talvez possa ser. E de que forma, em que volume? Existem diferentes visões sobre este assunto.

O conceito de "socialismo democrático", nascido em meados do século passado, ganhou grande popularidade entre os cientistas de orientação socialista. Formou a base das ideologias de muitos partidos socialistas nos países ocidentais e agora encontra seus apoiadores em todo o mundo, incluindo o Azerbaijão. Os social-democratas se baseiam no princípio de que "a classe trabalhadora deve se concentrar em ganhar a maioria parlamentar". Isso não deve levar a mudanças fundamentais nas relações de propriedade, porque seu conceito de socialismo é incompatível com a propriedade pública dos meios de produção: o objetivo deve ser combinar a propriedade pública em várias áreas importantes da produção com a propriedade privada em um determinado grupo .

De acordo com os social-democratas, a principal questão para os socialistas é a expansão da liberdade individual e o bem-estar cada vez maior com base na seguridade social. Usar as instituições da democracia para a criação e desenvolvimento de uma sociedade socialista é uma condição necessária para isso. Ou seja, se partimos do conceito de socialismo marxista, esta forma nada mais é do que a proteção encoberta dos interesses da burguesia em um pacote atraente para melhorar a condição material dos trabalhadores.

A teoria do "socialismo democrático" é confirmada na prática de desenvolvimento social dos países ocidentais. O sonho de um "estado de bem-estar" continua sendo um dos pontos mais importantes nos programas políticos dos social-democratas. Nesse estado, a segurança social é assegurada por meio da regulação estatal da economia e da política tributária. Os países escandinavos, incluindo Holanda, Canadá, Nova Zelândia e alguns outros países ocidentais, são considerados os países cuja estrutura socioeconômica está mais próxima do "tipo ideal" do estado de bem-estar.

No que diz respeito à propriedade privada, questão tão complexa, deve-se notar que os clássicos do marxismo preconizavam apenas a completa socialização da terra como fonte primária de toda riqueza. A nacionalização na indústria deve inicialmente afetar apenas grandes instalações, incluindo transporte e sistema bancário. No famoso "Manifesto do Partido Comunista", Marx declarou com Engels: "Os comunistas podem expressar sua teoria em uma proposição: a abolição da propriedade privada." Assim, na transição para uma sociedade comunista, a propriedade privada emergiu como elemento principal do marxismo.

A conclusão geral da pesquisa de Marx realizada em 1843-1844 foi que a propriedade privada é a base de todas as formas de "expropriação". Ao mesmo tempo, não se pode dizer inequivocamente que a propriedade privada é ruim. O fato é que em geral, como qualquer evento histórico, é contraditório. Até que a propriedade privada desenvolva e esgote todos os seus aspectos positivos, sua negação prática não pode trazer nenhum bem. A negação da propriedade privada subdesenvolvida – talvez a mais importante – não pode ir além da propriedade privada. Ele será um "comunista" apenas na forma. Mas, em essência, continuará sendo uma propriedade privada especial, ou seja, universal, uma vez que é retirada diretamente do produtor. Na forma do estado na URSS, essa propriedade pública era propriedade privada universal.

Existem duas formas de socialização - socialização formal e real. Muitos "marxistas eruditos" ainda reclamam que o socialismo soviético está preso na socialização formal. Isso é o resultado de um mal-entendido sobre o fato de que, como K. Marx e F. Engels repetidamente disseram sobre isso, não apenas a forma de propriedade, mas também o próprio trabalho deve mudar em conexão com o desenvolvimento das forças produtivas. Demorou. A pressa em anunciar a instauração em grande escala do comunismo em nosso país não se deveu apenas à impaciência sem levar em conta as possibilidades reais, mas também à falta de compreensão da natureza teórica e prática da propriedade privada.

Isso é compreensível, porque os "comunistas científicos" soviéticos não imaginaram a possibilidade de combinar o particular e o geral nessa questão. Embora o já grande Aristóteles acreditasse que era possível combinar as vantagens de ambos. Ou seja, ele escreveu que "é bom que a propriedade seja privada e seu uso seja comum". Para ser honesto, a propriedade privada "pura" nunca existiu em lugar nenhum. Sempre esteve associado ao comum, apenas porque a própria propriedade privada só pode ser fornecida pela sociedade, o estado. E aqui é possível a mais diversa medida da combinação de ambos. Ao resolver esta questão, é impossível se livrar de considerações puramente teóricas. Deve ser colocado apenas de forma concreta e histórica: como combinar o aqui e o agora. Em geral, é simplesmente impossível resolver esta questão. Exatamente A metodologia dessa historiografia particular faltava aos teóricos do "comunismo científico".

 

Hoje, os comunistas chineses aproveitam ao máximo, demonstram o sucesso de sua economia e desenvolvem todas as áreas da sociedade socialista com base nela. Em seus passos práticos em direção à propriedade privada, eles são guiados pela proposta expressa por F. Engels. "A propriedade privada pode ser abolida imediatamente?" à pergunta, Engels respondeu: "Não, é impossível, assim como é impossível aumentar imediatamente as forças produtivas existentes na economia na medida necessária para a criação da unidade social". todas as indicações mudam apenas gradualmente a sociedade atual, e só então Quando a massa de meios de produção necessária para isso é criada, ela pode destruir a propriedade privada.

A teoria do "bem-estar público" do economista e sociólogo sueco Karl Gunnar Myrdal ganhou grande popularidade nos países ocidentais. Como muitos pesquisadores apontaram, os países industrializados do Ocidente estão infinitamente distantes do modelo liberal de livre mercado. Os países mais ricos do Ocidente têm uma economia mista, ou seja, as relações de mercado são combinadas com o planejamento estatal, o que é causado por razões objetivas na sociedade capitalista moderna, principalmente a formação de monopólios. A intervenção do Estado é necessária para manter o equilíbrio e o crescimento estável da economia. O planejamento visa regular as atividades de grandes associações econômicas e não afeta a liberdade individual.

Embora essa teoria tenha sido repetidamente criticada no final do século XX, algumas de suas disposições ainda permanecem relevantes e estão associadas ao conceito de "capitalismo de Estado", o que é confirmado pela experiência de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Assim, na França, o setor público tradicionalmente tem uma grande participação na economia, especialmente em áreas estrategicamente importantes - indústria de petróleo e gás e transporte. Os Estados Unidos dependem fortemente do Estado, apesar de sua clara adesão aos princípios de uma economia de mercado e de uma grande parcela do setor privado. Isto aplica-se especialmente à proteção social da população mais vulnerável, educação, saúde, incluindo infraestruturas rodoviárias e de transportes, defesa e complexos espaciais. No Japão, o governo se compromete a segurar empresas privadas e o setor bancário.

Resumindo, podemos concluir que algumas categorias do socialismo nos países desenvolvidos, por exemplo, planejamento estatal, seguros, empresas estatais, instituições de apoio social aos cidadãos, coexistem com os princípios do liberalismo. Tanto os países do "socialismo democrático" quanto os países que aceitam a teoria do "bem-estar social" terão uma clara vantagem sobre outros países que tentam incorporar valores socialistas à ideologia e prática da construção do Estado no século XXI.

 

Ainda assim, há esperança de que o aprofundamento da crise do capitalismo leve a mudanças tectônicas no equilíbrio de forças no mundo em favor das ideias do socialismo. Isso é comprovado pela experiência dos países que construíram o socialismo, bem como dos estados que acabaram de entrar no caminho do desenvolvimento socialista da sociedade, demonstraram a possibilidade de combinar elementos socialistas com princípios capitalistas na economia e implementaram transformações progressivas da sociedade .

Nas condições da globalização, a viabilidade do socialismo no mundo moderno pode ser vista no exemplo da China. Hoje , o socialismo chinês se manifesta na esfera política e na política social do Estado. O socialismo continua sendo a ideologia do Partido Comunista Chinês e a base da sociedade. O governo socialista concentra o poder do Estado na implementação de uma determinada estratégia para o desenvolvimento da China. Um dos objetivos desta estratégia é construir uma sociedade socialista moderadamente próspera, que foi implementada com sucesso.

Apesar do autoproclamado estado socialista da China, "em desenvolvimento harmonioso", o nível de transformações sociais e o apoio público são insuficientes. O grupo mais vulnerável socialmente são os camponeses.

Entre as conquistas inquestionáveis ​​do governo chinês está a solução do problema habitacional, com 93% da população tendo acesso a moradias comerciais.

No modelo socialista chinês, a economia é cada vez mais capitalista. A base material e técnica está sendo construída ativamente, as reformas democráticas ainda estão em um nível bastante baixo. Na escolha dos parceiros económicos, o governo da República Popular da China não se baseia em considerações ideológicas, mas orienta-se pelos princípios dos potenciais benefícios da cooperação para o desenvolvimento do país.

 

República Socialista do Vietnã desde 1976 depois da longa guerra de libertação nacional pela independência, tomou o caminho do desenvolvimento socialista. O curso abrangente de modernização do Vietnã foi feito em 1986 e consistiu na transição da economia para relações de mercado de orientação socialista. O desenvolvimento das relações de mercado foi ditado pelo baixo nível de desenvolvimento das forças produtivas do Vietnã, que estava entre o feudalismo e o capitalismo inicial. A economia se diversificou. Com o papel dominante do estado e das formas coletivas de propriedade, surgiu a propriedade capitalista especial, capitalista de estado. O mecanismo de gestão da economia nacional mudou, foi aprovada a política de "portas abertas". Mas os comunistas vietnamitas desenvolveram mecanismos confiáveis ​​de regulação estatal e controle das relações de mercado e outros processos socioeconômicos. O efeito foi incrivelmente bem-sucedido. Todos os planos quinquenais subsequentes assumiram um crescimento médio anual do produto interno bruto de 8-10%. O Vietnã começou a aparecer como o novo "milagre econômico", o próximo "Dragão do Oriente" em ascensão.

Mas o problema agudo criado pelas relações capitalistas de mercado no Vietnã é a estratificação entre ricos e pobres, urbano e rural. Isso inevitavelmente leva ao declínio ideológico, e causas do declínio político e moral, etc. .

Como na China, no Vietnã, esses e outros problemas não menos agudos (burocracia e corrupção) criados pela economia de mercado indicam um impasse, que só pode ser superado pelo desenvolvimento das relações socialistas.

 

A República Popular Democrática da Coreia não só permaneceu comprometida com o socialismo (após o colapso do socialismo na URSS), mas continua a construir o socialismo ao se tornar uma fortaleza inexpugnável com armas nucleares como defesa contra o imperialismo dos EUA.

Hoje, a República Popular Democrática da Coreia vive não só sob bloqueio econômico, mas também sob contínuas provocações militares por parte dos Estados Unidos. Especial atenção é dada ao desenvolvimento do potencial humano da nova sociedade no país. Desde 1972, a República Popular Democrática da Coreia introduziu o ensino universal obrigatório e gratuito de 11 anos e o ensino superior (que está ausente mesmo nos países capitalistas avançados) para "intelectualizar a população", como dizem. Assim, a República Democrática Popular da Coreia, por meio de suas conquistas científicas e industriais, supera as dificuldades internas e literalmente conquista seu lugar de direito no mundo por meio de intensos programas militares, principalmente para repelir as ameaças imperialistas hegemônicas dos Estados Unidos.

 

A República Democrática Popular do Laos é o quarto país da Ásia a seguir o caminho da construção do socialismo. A peculiaridade de construir o socialismo neste país se deve ao fato de ser o país mais agrário entre todos os países socialistas da Ásia. Portanto, desde 1986, a transição da economia para as relações de mercado com o papel regulador do Estado foi um evento progressivo. Nas décadas seguintes, uma grande indústria foi estabelecida, seu desenvolvimento passou pela industrialização e modernização com base em tecnologias modernas, foi garantido o desenvolvimento intensivo de todos os setores da economia e foi dada prioridade aos setores nacionais e coletivos. A taxa de desenvolvimento da economia nacional é em média de 7% ao ano. Na esfera social, é estabelecida a tarefa de acabar com a pobreza e garantir a melhoria constante das condições de vida das pessoas.

 

Transformações socialistas em uma economia mista ocorreram em vários países latino-americanos, incluindo a Venezuela, quando Hugo Chávez chegou ao poder. Aqui está um ponto importante: foi principalmente o exército que fez a revolução, mas em um momento crítico para a revolução, quando a contra-revolução iniciou uma greve na indústria do petróleo, a maioria dos trabalhadores apoiou o governo, junto com seus representantes assumiram o controle da produção e assim salvaram a revolução. O novo governo implementou a nacionalização total da indústria, implementou uma ampla gama de apoio social estatal à população, incluindo assistência médica universal gratuita, educação e programas universitários. O presidente anunciou o estabelecimento do "socialismo do século 21" como a principal tarefa estratégica do governo.

 

Revolução popular de 1978-1990 na Nicarágua . Foi cometido pela Frente Sandinista de Libertação Nacional, que reivindicou o título de líder da guerra de libertação contra os invasores norte-americanos nas décadas de 1920 e 1930. Em 1990, com o apoio dos Estados Unidos, a burguesia da Nicarágua voltou ao poder e, ao introduzir reformas neoliberais, afundou na lama da corrupção e desacreditou-se completamente. Durante todo esse período, a Frente Sandinista de Libertação Nacional manteve sua influência sobre as massas por meio da oposição. Assim, nas eleições de 2000, o povo percebeu o caráter antipopular do neoliberalismo e votou nos sandinistas liderados por Daniel Ortega. Aqui devemos mencionar especialmente a experiência muito rara e positiva da luta puramente parlamentar das forças democráticas populares pelo poder.

O governo sandinista obteve sucesso significativo no desenvolvimento econômico do país e na implementação de projetos sociais. Por exemplo, o crescimento do Produto Interno Bruto em 2011 foi de 6,2%, em 2015 foi de 3,9% e em 2016 foi de 4,4%, o que pode se tornar um dos indicadores mais altos da América Central. Um curso estratégico foi tomado na direção da completa eliminação da pobreza. Seu nível caiu de 42,5% para 19,6%. O poder popular continua a “criar um país de reconciliação nacional, justiça e paz”.

 

Forças de esquerda, incluindo comunistas, chegaram ao poder em outros países latino-americanos (alguns dos quais ainda existem hoje), incluindo Brasil, Argentina, Equador, El Salvador e Bolívia.

A “virada à esquerda” na América Latina nos permite tirar uma série de conclusões que são úteis para o movimento revolucionário mundial:

1. o povo foi a principal força motriz em todas as revoluções no continente;

2. quem liderou diretamente a luta pelo poder - os militares, os ministros da igreja ou os democratas, em última análise, a profundidade e a natureza das mudanças socioeconômicas, como exemplo, principalmente a classe do proletariado, sua organização e determinação para lutar pelos interesses da revolução sob a liderança de seus partidos baseados no socialismo, dependia de maturidade política, força de trabalho;

3. onde o proletariado estava dividido ou fraco, a esquerda chegou ao poder, ou a esquerda formou um bloco com a burguesia, o que limitou muito os objetivos da revolução. Onde esses parâmetros eram mais altos, as transformações eram mais socialistas;

4. A intensidade da luta contra o inimigo de classe foi tão forte que, na maioria dos casos, as pessoas chegaram ao poder por meios extraparlamentares ou com a contribuição decisiva da luta extraparlamentar.

5. o amadurecimento das condições políticas para esta ou aquela etapa das mudanças revolucionárias depende da tradição histórica da luta social, do equilíbrio das forças de classe e da organização do socialismo;

6. já que o neoliberalismo como ferramenta do neocolonialismo se esgotou e o arsenal dos EUA só tem golpes militares, fascismo, intervenção, guerras, etc. Uma vez que os meios de violência permanecem, os países que tomaram um caminho independente de desenvolvimento estão se unindo em várias alianças para acelerar o desenvolvimento econômico para apoio mútuo na luta contra os imperialistas.

 

Cuba é o primeiro país das Américas a trilhar o caminho da construção do socialismo. Bem no centro do imperialismo mundial, uma "revolução vermelha" aconteceu, a bandeira do socialismo, que ainda tremula inabalavelmente sobre o planeta, foi hasteada com orgulho, chamando os povos oprimidos a se livrarem das correntes da escravidão social. A principal força motriz da revolução cubana foram os trabalhadores que sofreram com a escravidão colonial. Os oligarcas, a máfia e os serviços secretos criaram um sistema de corrupção total do aparelho de Estado, dos partidos burgueses e dos sindicatos. Indesejados e recalcitrantes são destruídos por gangues terroristas associadas às estruturas de poder do estado.

O novo governo foi criado com base em autoridades qualitativamente novas e organizações de massas de trabalhadores: o Exército Rebelde, a Milícia Popular, o Comitê de Defesa da Revolução, uma única central sindical e a Associação de Pequenos Agricultores. O poder popular não permitiu que a burguesia nacional trouxesse a revolução sob seu controle, nacionalizou todas as propriedades das empresas americanas, bancos, grandes empresas - centros (complexos de plantações de cana-de-açúcar e suas fábricas de processamento primário), fábricas de tabaco, ferrovias e outros empresas da burguesia cubana, a propriedade capitalista nas áreas rurais foi completamente abolida. Assim, as massas trabalhadoras, principalmente trabalhadores, proletários e semiproletários estabeleceram o poder real de cima para baixo. A União Soviética e outros países da união socialista forneceram enorme assistência na criação de uma indústria de alta tecnologia em grande escala e em muitas outras áreas - militar, econômica e outras. Após o colapso da URSS e do sistema socialista mundial, Cuba não desistiu, não abandonou sua escolha histórica e continuou a construir o socialismo sob novas condições incrivelmente difíceis. O país manteve a propriedade socialista em todas as áreas estratégicas da economia. Em particular, eles mantiveram a propriedade socialista nas indústrias de energia, petróleo e níquel e na construção de máquinas. Em setores como agricultura e comércio, as cooperativas recebem muita atenção. Cuba não abriu mão da educação e da saúde gratuitas. Em particular, eles mantiveram a propriedade socialista nas indústrias de energia, petróleo e níquel e na construção de máquinas. Em setores como agricultura e comércio, as cooperativas recebem muita atenção. Cuba não abriu mão da educação e da saúde gratuitas. Em particular, eles mantiveram a propriedade socialista nas indústrias de energia, petróleo e níquel e na construção de máquinas. Em setores como agricultura e comércio, as cooperativas recebem muita atenção. Cuba não abriu mão da educação e da saúde gratuitas.

Em Cuba, o governo popular fez muito por todo o povo, pelo bem-estar de cada pessoa, e isso é extremamente importante na construção do socialismo. O país é totalmente autossuficiente em alimentos. O desemprego é o mais baixo do mundo. Criou-se um verdadeiro sistema de bem-estar humano: café da manhã gratuito para centenas de milhares de alunos e professores, cotas de alimentação para menores de 15 anos e maiores de 60 anos, grávidas, lactantes, idosos e deficientes. Não há crianças abandonadas nem crimes em Cuba. Um em cada sete cubanos trabalhadores tem educação superior. O nível de ensino secundário da escola é de 11 anos.

Cuba ocupa o primeiro lugar no mundo pela qualidade do tratamento das pessoas. Isto é especialmente verdadeiro para o câncer e os efeitos da radiação. O país tem a menor taxa de mortalidade infantil da América Latina, com apenas seis óbitos para cada mil recém-nascidos. A esperança média de vida atingiu 77 anos, o que é superior à média dos países desenvolvidos, etc.

Para acelerar o desenvolvimento, Cuba adotou recentemente o caminho do uso das relações de mercado. Cuba conseguirá superar as tendências negativas das relações de mercado e permanecer um modelo de pureza e alta atratividade do socialismo? Há todas as razões para acreditar que, em qualquer caso, Cuba foi, é e será uma ilha de liberdade por opção socialista.

 

A experiência da Bielorrússia também é interessante , como o único país que preservou sua independência e potencial produtivo após o colapso da URSS e, com base nisso, garantiu um desenvolvimento econômico praticamente livre de crises . Para colonizá-la, os imperialistas estão tentando usar as revoluções coloridas por todos os meios já desenvolvidos em outros países.

 

Mas mesmo dentro do país existem fatores que são fonte de crises políticas que surgem de tempos em tempos. A Bielorrússia é semelhante à URSS durante a NEP, sua economia é muito estruturada, onde coexistem elementos tanto do socialismo quanto do capitalismo.

Os elementos do socialismo incluem a propriedade estatal dos principais meios de produção, um sistema de administração planejada, políticas governamentais para melhorar o bem-estar do povo, a operação do princípio da divisão de acordo com o trabalho (a diferença entre os rendimentos da classe baixa ), etc Todos esses atributos do socialismo permitiram que a economia bielorrussa se desenvolvesse de forma contínua e praticamente sem crise no último trimestre, para melhorar significativamente o padrão e a qualidade de vida. Alta proteção social, melhor assistência médica, melhor educação, moradia gratuita ou subsidiada, taxas mais baixas para moradia e serviços públicos e segurança cidadã são essenciais.

Na Bielo-Rússia, o setor capitalista privado é representado por pequena e média produção, grande capital e também há oligarcas. Apesar do protagonismo de elementos do socialismo, o setor capitalista tem um impacto significativo em todas as áreas da sociedade. Em primeiro lugar, o país tem um governo de coalizão, que inclui defensores de reformas de mercado, incluindo a privatização de ativos estatais.

 

Na esfera da ideologia na Bielo-Rússia, existem duas principais ideologias opostas: socialista (ideais de coletivismo, ajuda mútua, desenvolvimento abrangente do indivíduo, etc.), burguesa (individualismo, egoísmo, esforço para enriquecer e ganhar, ideais de liberdade) e democracia de mercado (no sentido burguês). Mas o princípio da de-ideologia está funcionando oficialmente, o que na verdade serve apenas como uma cortina para o início da ideologia burguesa. Isso é facilitado pelo sistema educacional nas universidades - com estilos de vida burgueses, liberdades burguesas e ideais de democracia. "Organizações não-governamentais" da Polônia e Lituânia e outras estão operando abertamente no país, elas têm feito deliberadamente "lavagem cerebral" de intelectuais e jovens bielorrussos por décadas, instilando interesse na ideologia e estilo de vida de estilo ocidental.

Em grande medida, como resultado de uma luta séria de "alguém-alguém", um rígido sistema de gerenciamento centralizado foi formado na Bielorrússia, e o estilo de gerenciamento de comando administrativo mais ou menos se manifestou. Assim, os planos são dados para as empresas de cima, os gerentes das empresas são nomeados com total responsabilidade pela gestão dos órgãos de administração superior e com estrita regulamentação de suas atividades. Ao mesmo tempo, a introdução de um sistema de contratos a termo para os trabalhadores torna uma parte significativa deles totalmente dependente da administração, o que não traz muita simpatia às autoridades. Como resultado, a ação desses fatores faz com que uma parte significativa da população - intelectuais, jovens, empresários privados, até trabalhadores - em um grau ou outro esteja insatisfeito com o governo, e cria motivos para protestos.

As autoridades bielorrussas devem se lembrar das palavras de Lenin: "Você não pode avançar sem caminhar para o socialismo." Portanto, só pode haver uma saída - jogar fora todo o lixo do eurocomunismo e avançar para o socialismo, usando habilmente várias formas de transição, segundo Lenin. A principal força por trás dessas mudanças só pode ser a classe trabalhadora em aliança com os trabalhadores, intelectuais e outros setores progressistas da população. Mas, para garantir seu sustento, é preciso criar condições para que se tornem proprietários reais, e não formais, das empresas e da sociedade.

Um retorno ao socialismo implica um retorno à ideologia do socialismo. Uma influência cada vez mais nociva sobre a ideologia é exercida pelos crescentes vírus gordos dos negócios privados. Sem uma bússola ideológica, a maioria dos jovens e intelectuais - que não percebem que enfrentarão o destino de uma Ucrânia devastada pelo Ocidente - enchem as ruas. É necessário passar para a ideologia socialista, cuja base é a teoria do marxismo como doutrina da libertação do trabalho da exploração. A este respeito, como é costume na China, é necessário fazer do marxismo a ideologia oficial do Estado, organizar o estudo e a propagação do marxismo em todos os lugares. Educar os jovens no espírito do socialismo, trazer de volta às escolas e universidades o sistema educacional soviético completo, que era o melhor do mundo na época (levando em consideração as condições modernas, é claro).

Raras condições foram criadas para que a Bielorrússia de hoje caminhe para o socialismo. Esta chance não pode ser desperdiçada. Para isso, é necessária determinação e coragem, lealdade aos ideais do socialismo e compreensão da situação concreta por parte dos comunistas e do povo da Bielorrússia.

 

Aparentemente, a demanda por ideias socialistas no mundo moderno não está diminuindo. O interesse pelo socialismo está crescendo no mundo. Isso sugere que no século XXI essas ideias ganharão cada vez mais adeptos entre os povos de todos os continentes.

Ao mesmo tempo, deve-se notar que o desenvolvimento e a aplicação prática das ideias socialistas não ocorreram e não ocorrem apenas de acordo com a teoria marxista. Se nas primeiras fases da formação das sociedades socialistas do século XX, os dirigentes políticos apostavam na abordagem marxista-leninista, mais tarde a ideologia de um determinado país foi preenchida com um conteúdo próprio, onde as características culturais, religiosas, históricas e políticas de cada país e as ideias de seus líderes, as características nacionais foram mais claramente refletidas. Isso revela a dialética da formação de sua compreensão ao proteger o objetivo principal das transformações socialistas - a libertação do homem da opressão e da exploração.

 

Fonte:  https://azssr.blogspot.com/2023/05/xxi-srd-sosializmin-qlbsi-gercklik-v.html?fbclid=IwAR3JJ6ZZVfxpD_55H79fzTTu2fDR1d7zdJ7ms8Y5gc6YY5oJcSMiDoR7RB4

 

 

 

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